Lilypie Second Birthday tickers

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cordão umbilical

Hoje, tive a 4ª aula de preparação para o parto. Além dos exercícios de respiração que tenho vindo a aprender abordamos também o tema do cordão umbilical. E não é que isto é uma complicação?!?! Isto é, a desinfecção nem parece muito complicada, o que acho confuso é mesmo a hora do banho… ora leio que se pode dar banho à vontade, ora leio que não se pode molhar de modo algum…
A explicação da enfermeira foi a seguinte: “desinfectar o coto com álcool a 70º (eu já comprei o frasquinho, mas fiquei a saber que é muito mais prático e viável usar os toalhetes individuais, que eu nem s
abia que existiam! Loira!!!!!!! O álcool depois de aberto perde as suas propriedades muito rapidamente mesmo. Usam os frascos no hospital porque acabam logo, não estão muito tempo abertos. Já os toalhetes individuais, por sua vez, usa-se uma vez e deita-se fora, como vêm em carteiras não perdem as suas características de desinfecção, ou seja, não se transforma em água, não perde a graduação. Nunca tinha pensado nisto. É óbvio que também podemos usar o álcool em frasco e com uma gaze fazer a desinfecção, mas eu já estou a começar a formar a minha opinião. Se calhar até é um pouco mais dispendioso, mas com os toalhetes sei que não estou a usar álcool nem em defeito nem em excesso e que as saquetas só foram abertas naquela hora. Eu e as minhas manias… Mas, adiante!), manter a área bem seca e lavar o corpo com uma esponja ou até mesmo limpa-lo apenas com toalhetes, desde que não contenham lanolina, pois o coto cairá mais ou menos ao fim de 5 dias e aí sim começar a dar banho. Depois, é só colocar a compressa, que até já tem uma abertura própria – isto se não pudermos estar à beira do bebé, se pudermos deve ficar sem nada a tapa-lo, mas como normalmente temos de andar a fazer outras coisas pela casa e o bebé começa a mexer-se - e finalmente a rede para que não saia do sítio. A fralda, deve ser dobrada na parte de cima, com a beirinha para dentro para que não escape urina para o umbigo (coisa que por vezes acontece, ainda por cima, no meu caso é um rapaz, e nesses casos deve-se desinfectar novamente o coto).
Isto até parece bem simples, se bem que depois, com aquele ser indefeso nas mãos, deve ser uma aventura! Mas então porquê tanta controvérsia? Molhar ou não molhar? Eu, cá pelo sim pelo não, não vou arriscar. Banho mesmo banho normal, completo, só quando o coto cair! Nessa altura sim, deixa-lo “chapinhar” na água. Enquanto isso não acontecer, uma esponjinha será o suficiente para o lavar. A não ser que até lá surjam novos e aprofundados estudos lol (Isto para verem como não estou nada confusa ;) ) Não, acredito que depois na maternidade eles dão-nos todas as informações necessárias, explicam-nos como se fossemos mesmo muito “burros” e o nosso instinto também há-de servir para alguma coisa!
E vocês, já pensaram nisto?

4 comentários:

  1. Olha, nas minhas aulas de pp, disseram que podemos dar banho á vontade. Alias, eles quando nascem no dia seguinte la na maternidade temos que dar banho aos bebes, so no primeiro dia é que as enfermeiras dao banho à gato. Lol. O que dizem é, secar muito bem com uma compressa e depois, com outra compressa e umas pingas de alcool desinfectar. Depois meter a fralda e fazer as dobra. Nao meter faixa nem nada disso. Achei facil, ou pelo menos percebi direitinho. Agora vamos ver quando tiver que fazer...aí sim, vai ser diferente! Lol.

    ResponderEliminar
  2. informação muito útil!! a nossa futura mama babada está a aplicar-se muito!! estou muito feliz por voces!! e ainda vou ficar mais quando vir esse bébé lindo que esta a chegar!!
    parabéns aos papás babados!!

    ResponderEliminar
  3. Tambem já pensamos varias vezes nesse asunto... Para quem nunca passou por isso é algo assustador devido a responsabilidade, mas de certo que tudo correrá bem.
    Giro, tambem não sabia da existencia das toalhitas lol

    Bjs e Abraços a todos

    ResponderEliminar
  4. Ora bem... a Leonor tomou sempre banho à vontade, não tive nenhum cuidado em particular com o coto. A desinfecção foi feita com compressas e álcool a 70 graus. Sinceramente as toalhitas parecem-me bem só porque o coto cai tão depressa que depois ficas sem utilidade para mais de meio frasco de álcool!

    Sem stresses miúda, vai correr tudo bem!

    Beijoca*

    PS - A Leonor ficou com um umbigo lindoooo!

    ResponderEliminar